quarta-feira, 21 de maio de 2008

Campanhas de cerveja



Olá, todos...



Depois de uma longa seção de desabafos tristes, primeiro com o post nostálgico sobre minha vida sem regras (que não existe mais), depois com um comentário curtinho falando como que “eu e eu mesma somos duas otárias”... Em fim, hoje resolvi escrever sobre algo que venho refletindo e absorvendo faz um tempo:
AFINAL, AS CAMPANHAS DE CERVEJA, VÃO OU NÃO SER PROIBIDAS?
EU, PARTICULARMENTE, ADORARIA SE FOSSEM!
(Deixando bem claro que isso não quer dizer que não goste de cerveja, apezar de preferir vinho e pinga, etc e tals... hehe).



Agora os Porquês:
1º Sempre odiei a forma como a mulher é usada nestas campanhas publicitárias como objeto de consumo e servidão, como se fosse um “brinde” pra quem beber da cerveja X ou a Y. A vulgarização da imagem feminina em campanhas de alta circulação, como as de cerveja, mostra o quanto a nossa sociedade esta distante da igualdade entre os sexos.

“Não há sutileza, as mulheres estão ali para serem consumidas. Os anúncios revelam que a mulher é algo para servir ao homem e mostram como estamos longe de uma sociedade com eqüidade de gêneros”. (Uma declaração da doutora em sociologia e pesquisadora da Universidade de Brasília, Berenice Bento).

2º As “musiquinhas” insuportáveis que sempre viram tema de toque para celular.

3º As propagandas sugerem claramente o sucesso profissional, sexual e social.

Como diria meu professor de história (formado no IFCSH da Unicamp, logo tem idéias meio locas, sobre como os capitalistas manipulam as mentes das pessoas... rsrs... Nem sempre ele está errado!): “Eles passam mensagens subliminares e te hipnotizam”.

4º Por ultimo, mas não menos importante, quero que as propagandas vão para a P*** (não é a Casa do Cacete, pq lá é um lugar legal... hehe). A dimensão com que tais campanhas são divulgadas, incentivam indiretamente crianças e principalmente pré- adolescentes a consumir bebidas alcoólicas cada vez mais cedo.

Tah, tah! galera eu também acho que a educação das crianças é responsabilidade da família e não da TV, por tanto deve-se controlar o que as crianças assistem.

Mas é importantissssiiiimo frisar que as campanhas publicitárias não se resumem a TV, e vemos os mesmos itens do 3º quesito nos cartazes, folhetos e etc e tals, por ai. Isso num dá para manter longe das crianças!

Uffa... Bom, espero que este post é muito mais proveitoso e útil para os meus amigos/leitores que os dois últimos....

Beijus =*
PS.: Amo vocês, mesmo sem saber quem são. Ai JC, pode ser que eu ame um sociopata... :S... hehe!

3 comentários:

Renata disse...

Cada produto recebe a campanha que merece. O público alvo de cerveja é homem adulto (quer comer uma gostosona) e mulher adulta (quer ser uma gostosona). Problema das crianças sem base educacional suficientemente estabilizada, ou melhor, problema dos pais que não sabem educar (bebendo ao mesmo tempo que proíbe) e dos que isentam-se da tarefa de educar (dixa que a tia Xuxa fala que a cerva é du mal!).

Rafael Machado Bonfim disse...

Oi Nine, obrigado pelos
comentários no meu blog,
as fotos são de uma amiga minha,
direi a ela que gostou...
Bom eu gostei do seu post sobre
as merdas das propagandadas
de Cerveja.

Vai toma no C*,
é sempre o mesmo apelo,
sempre a mesma linha,
putz e cada vez mais
os teenagers cabeça vazia
deixam se levar por uma mídia
ilusória e envolvente.
Ta certo que pela ausência
da eduacação familiar eles começam
o consumo dessas substâncias,
e logo você já sabe onde vão parar não é?

[OFF]Bom vou deixar meus contatos aqui, porque é mais fácil se comunicar assim, do que pelos blogs.
porque é mais fácil se ocmunicar assim.

Orkut:
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=4976957336321762834

Msn: rafa.se_gojcj@homail.com

Se quiser add lá.

Bjos!

Nine disse...

Olá pessoal...
Adorei os comentários.
É bom saber que quem lê o que eu escrevo tem senso critico =D

Bom respondendo, agora:

Renatinha...
Realmente os pais devem controlar o que os filhos assistem.
Mas segundo a constituição brasileira, a educação e segurança de uma criança é responsabilidade da família, do Estado e da sociedade. É bem cômodo para nós (solteiros, sem filhos, jovens, etc e tals), mas é PROBLEMA NOSSO... SIM! A educação das crianças, mesmo que alheias...

Rafael...
Gostei mesmo das fotos! A galerinha em formação (física e intelectual) sofre muita, muita influencia da mídia ilusória (ótima a sua definição). Acho que é nosso papel em, dizer o que pensa e transformar a sociedade.

Beijus =*